Doença grave provocada por fungo afeta trabalhadores rurais

Conhecida pela sigla PCM, a paracoccidioidomicose, doença tropical de nome difícil de pronunciar, é causada por um tipo de fungo, que vive no solo, em determinadas condições climáticas e afeta principalmente trabalhadores rurais. Trata-se de uma enfermidade grave, até fatal, contraída pela inalação do fungo com o aerossol da poeira provocada pelo revolvimento da terra.
Em entrevista ao podcast Podprevenir, o professor de Micologia, Zoilo Pires de Camargo, que coordena o laboratório de pesquisas de fungos de interesse médico, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), explica que a doença é antiga, descoberta em 1908, mas ainda com grande incidência em praticamente toda a América Latina, especialmente no Brasil.
“Depois que se instala no pulmão, o fungo pode afetar qualquer parte do corpo, causando falta de ar, lesões na boca e garganta, o que dificulta a alimentação e enfraquece o sistema de defesa natural do trabalhador. É uma doença debilitante que pode causar a morte do paciente se ele não receber o tratamento adequado”, esclarece o professor, que estuda o assunto há mais de 30 anos.
Para ouvir a entrevista completa, clique aqui. O Podprevenir também está disponível na versão mobile.
Contato – Cynthia May
(11) 2973.4021
WhatsApp – 11 98281.1338

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.