Itália distribui panetone gigante gratuitamente neste domingo

Panetone de 140 quilos levou 14 horas para assar e foi feito em forno com mais de dois metros de altura.
Padeiro decora panetone gigante em Milão, na Itália (Foto: Marco Bertorello/AFP))
Milão, cidade onde nasceu o panetone, presta homenagem ao famoso pão tradicional italiano com enorme exemplar de 140 quilos neste domingo (17).
À tarde, serão distribuídos gratuitamente 1.200 pedaços na Galeria Victor Emmanuel II, no centro da cidade.
O panetone gigante teve que ser feito em um forno especial, "enorme, como um armário de mais de dois metros de altura", Angelo Bernasconi, proprietário da padaria San Gregorio, cuja equipe produziu o pão gigante.
"A diferença de um panetone normal é que devemos assar por um tempo muito mais longo e mais devagar, entre 12 e 14 horas a uma temperatura mais baixa", explica.
"É tão bom quanto o tradicional, mas é um pouco diferente. Um pouco seco, caso contrário o panetone desmoronaria", acrescenta.
Bernasconi foi contactado pela Prefeitura e pela Câmara de Comércio de Milão. O desafio é inédito, embora o chef fabrique todos os anos entre 80 e 120 quilos para hospitais, asilos e grandes empresas.
De acordo com Coldiretti, principal sindicato agrícola italiano, três em cada quatro italianos comerão panetone durante as festas, com um preço médio entre oito e nove euros cada.
Como é feito o panetone italiano
"Demora 36 horas para fazer um panetone", explica o chef Said Lauauda na cozinha. A massa é feita de água, açúcar, farinha, ovos, manteiga e baunilha.
"Os ingredientes são misturados muito lentamente um após o outro, o que leva entre 25 e 40 minutos", explica Lauauda. E então a mistura é colocada para descansar.
"No dia seguinte, às quatro da manhã, são adicionados ovos, açúcar, água, farinha e manteiga e a mistura é sovada por 15 minutos", antes de se adicionar passas, casca de laranja confitada e cidra (fruta cítrica)", explica Bernasconi.
A massa é então vertida em assadeiras que servem como um molde para que cresça por quatro ou cinco horas, e depois colocada no forno.
A última etapa consiste em colocar o panetone de cabeça para baixo por 10 horas para permitir que a manteiga desça. (g1)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.