Cármen Lúcia suspendeu a posse de Cristiane Brasil

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Divulgação)
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) no cargo de ministra do Trabalho, marcada para ocorrer às 9h desta segunda-feira. A decisão foi no âmbito de um processo movido por advogados trabalhistas.
Alegando que o STF ainda recebeu a decisão liminar (provisória) do ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que no sábado, 20, cassou decisão da Justiça Federal de Niterói (RJ), que impedia a posse.
Eis trecho da decisão publicada nesta madrugada de segunda-feira(22):
“Pelo exposto, com base no poder geral de cautela (caput do art. 297 do Código de Processo Civil) e nos princípios constitucionais da segurança jurídica e da efetividade da jurisdição, que seriam comprometidos com o ato de posse antes de se poder examinar a suspensão das decisões de primeira e de segunda instâncias que a impediam neste momento, defiro parcialmente a providência liminar para a suspensão do ato de posse até que, juntadas as informações, incluído o inteiro teor do ato reclamado, seja possível a análise dos pedidos formulados na presente reclamação, sem prejuízo de reexame desta decisão precária e urgente”, escreveu Cármen Lúcia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.