Saúde promove encontro sobre saúde mental

Secretária de Saúde Lísias Miranda
Acontece nesta terça-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro Encontro Sobre Saúde Mental, realizado pela Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). O encontro reunirá cerca de 160 profissionais da Rede Básica de Saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e demarca as atividades da Secretaria de Saúde em torno da Campanha Janeiro Branco, mês em que, no Brasil, acontece a Campanha Nacional de Saúde Mental.
A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, disse “Itabuna vive um momento especial na área de Saúde, e, em relação aos pacientes psiquiátricos, isso não é diferente, pois conseguimos reorganizar e avançar nos atendimentos dessa área. Hoje, o CAPS II possui uma equipe ampla e preparada para acolher a clientela. São 13 colaboradores, entre servidores administrativos, psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogos e educador físico”, disse a secretária apontando que o CAPS II, pelos resultados que vem apresentando, já desponta com um dos equipamentos de saúde mais importantes do município.
A coordenadora técnica do CAPS II Viviane Araújo Cerqueira disse que um dos objetivos principais do encontro é o de “provocar uma quebra de paradigmas no tratamento psiquiátrico. Hoje, temos uma porta de entrada para a nossa clientela, que é o Ambulatório Psicossocial localizado na Rua Zildolina, no bairro da Mangabinha. Após esse atendimento, o cliente pode ser encaminhado para o nosso CAPS II, para ser acompanhado pela equipe multidisciplinar. Para além disso, porém, é importante que todos os profissionais de Saúde estejam sensíveis para essa questão, muitas vezes observadas por um olhar que não é o mais correto, evidenciando-se, às vezes, o preconceito. Então, por isso, consideramos importante a realização do I Encontro Sobre Saúde Mental”.
O evento contará com duas participações especiais. A psiquiatra Tatiane Aguiar fará uma exposição sobre os principais tipos de transtorno mental e a psicóloga Luana Evangelista, falará sobre desmistificação do transtorno mental.
Conhecendo o CAPS II
Camila Araújo Cerqueira explicou ainda que, atualmente, cerca de 600 pessoas em Itabuna são acompanhadas pelo CAPS II. “Embora, o centro não tenha demanda espontânea, nós atendemos também as pessoas que nos procuram de forma direta”, disse.
“Infelizmente, ainda existe preconceito em relação a esse assunto e queremos justamente acabar com isso”, continuou, apontando ainda que o CAPS II está localizado na Rua G, 100 – Loteamento Jardim Alamar – Bairro Santo Antônio, na rua atrás da Escola Curumim. O atendimento acontece diariamente, de segunda à sexta, sempre das 8h às 17h.
“Os pacientes que necessitarem de nosso atendimento, a gente lembra que primeiro precisa passar pelo Ambulatório Psicossocial, na Mangabinha, e depois é encaminhado para o CAPS II. Não esquecer de levar um documento de identificação, comprovante de residência e o Cartão do SUS atualizado”, lembrou. (ASCOM)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.