Sérgio Cabral ficará sozinho em cela por 15 dias, sem direito a TV e visitas em presídio, diz Depen

Depois desse período, ex-governador do Rio de Janeiro poderá dividir a cela com até outros dois presos da Lava Jato. Veja mais detalhes da rotina que ele terá em Pinhais.
Nos primeiros 15 dias do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ele ficará sozinho em uma cela. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), esse é um período de adaptação, conhecido como triagem.
Nesses 15 dias, a família de Sérgio Cabral poderá enviar itens de higiene e de vestuário. No entanto, eles não poderão ver o peemedebista. Apenas os advogados podem ter acesso a ele.
A primeira visita que ex-governador do Rio de Janeiro poderá receber de familiares será no dia 2 de fevereiro. Depois da triagem, apenas pessoas cadastradas previamente, além dos advogados, poderão ter contato com Sérgio Cabral na cadeia.
As visitas aos presos da Lava Jato são feitas sempre às sextas-feiras. Não há visitas íntimas aos detentos.
Atualmente, o CMP possui uma ala específica para abrigar detentos da Operação Lava Jato. No local, há outros políticos, como os ex-deputados Eduardo Cunha e André Vargas, além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
Celas têm camas feitas de concreto e colchões padronizados (Foto: Divulgação/Depen-PR)
Cela dividida
Quando a adaptação terminar, ele também sairá do isolamento e passará a dividir uma cela de 12 metros quadrados, com até outros dois presos. As camas são feitas de alvenaria e têm colchões de espuma, com densidade 28, padrão em todo o sistema penitenciário do Paraná, segundo o Depen-PR.
Os presos podem ter também uma televisão de até 20 polegadas e um rádio AM/FM, que sejam ligados à rede elétrica. Cada galeria possui ainda dois ebulidores, para aquecer a água.
Os banhos de sol ocorrem uma vez por dia e duram até duas horas. O CMP oferece aos detentos a atividades de trabalho, estudo e leitura.
Presos precisam fazer as necessidades fisiológicas em vasos sanitários no chão das celas (Foto: Divulgação/Depen-PR)
Kit higiene
Os presos do CMP recebem um kit básico de higiene, que contém uniforme, toalha, roupa de cama, cobertor, pasta e escova de dente, barbeador, sabonete e papel higiênico. Nas visitas, as famílias dos presos podem levar outros itens adicionais.
As celas não possuem chuveiros, apenas um vaso sanitário no chão, onde os presos podem fazer as necessidades fisiológicas. Os banhos são coletivos, em um espaço separado.
Os detentos só podem ter acesso a remédios com prescrição médica. Segundo o Depen-PR, a distribuição dos medicamentos é feita pela equipe de enfermagem. É proibido aos presos a armazenagem de remédios nas celas.
Refeições iguais
Conforme o Depen-PR, os presos do CMP recebem três refeições diárias, pela manhã, ao meio-dia e à noite. As comidas são iguais para todos os presos, salvo aos que possuem restrições de dietas, como hipertensos e outros.
A comida é fornecida por uma empresa terceirizada, contratada pelo governo do Paraná. É ela também quem entrega os pratos para as dietas especiais. (G1)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.