Trump diz que seu discurso de Estado da União teve maior audiência da história, mas números desmentem

Discursos de Obama, Bill Clinton e George W. Bush atraíram mais telespectadores do que o do atual presidente. Cerca de 45.6 milhões de pessoas assistiram Trump falando na última terça-feira (30).
Donald Trump durante o discurso de Estado da União, na terça-feira (30) (Foto: Win McNamee/Pool/AFP)
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a audiência de seu primeiro discurso do Estado da União, na terça-feira (30) foi “a maior da história”, mas isso não é verdade.
A Nielsen informa que cerca de 45.6 milhões de pessoas assistiram ao discurso. Isso fica abaixo do número de telespectadores do primeiro Estado da União de Barack Obama, que foi de 48 milhões, e do próprio discurso de Trump no Congresso no ano passado.
Ele também fica atrás dos 46.8 milhões que sintonizaram o primeiro discurso de Estado da União de Bill Clinton e dos 51.7 milhões que assistiram ao do então presidente George W. Bush em 2002.
Trump já havia criado polêmica no ano passado quando falsamente afirmou que sua posse foi a que reuniu o maior público da história, apesar de fotos mostrarem que o número de pessoas era bem menor do que o reunido na posse de Obama. (G1)
A posse de Donald Trump (à esquerda) e a de Barack Obama em 2009; a imagem foi registrada no famoso obelisco que está no centro de Washington no momento em que ambos os presidentes faziam o juramento para assumir o cargo (Foto: Reuters/Lucas Jackson (L), Stelios Varias)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.