Líder do PT avalia pedir apuração sobre viagens de Fábio Faria

Político fez uso de cota parlamentar para garantir presença em campeonato de squash em Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG)

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, consultará a bancada federal da sigla para definir se haverá pedido de investigação ao Conselho de Ética sobre a emissão de passagens pela Casa para Fábio Faria (PSD-RN) cumprir agendas particulares. Conforme noticiado pelo Metrópoles, o deputado potiguar usou a cota parlamentar para participar de torneios de squash pelo país.
Em 2016, Fábio Faria (foto em destaque) lançou mão dessa fonte de recurso para garantir presença nas etapas de Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) do campeonato brasileiro da modalidade – imagens de sua participação foram postadas nas redes sociais. Atualmente, Faria aparece em oitavo lugar no ranking do Novo Squash Brasil. No total, foram emitidos quatro bilhetes aéreos, uma despesa de R$ 3.409,86 na conta da Câmara.
Para especialistas consultados pelo Metrópoles, a situação configura uso indevido da cota parlamentar, pois ela só pode ser aplicada, em relação a despesas aéreas, para locomoção de deputados entre Brasília e seus redutos eleitorais, bem como para estados onde o político mantém residência, caso more em uma unidade da Federação diversa daquela que o elegeu. Faria tem endereço em São Paulo e representa o Rio Grande do Norte, ou seja, o gabinete poderia emitir passagens para esses dois destinos. A cota também cobre deslocamentos dos parlamentares para viagens a trabalho.
Segundo Pimenta, a consulta ao partido é necessária antes de que seja formalizado um pedido de abertura de apuração no Conselho de Ética da Câmara quanto ao uso indevido da cota parlamentar por Fábio Faria. “Não posso decidir sozinho”, afirmou o líder petista, que deve levar o tema aos colegas nos próximos dias. O PSD, sigla do deputado potiguar, ainda não se manifestou sobre o caso.
Confira imagens da presença do deputado nos torneios de squash e das emissões de passagens pela Câmara em datas coincidentes com as etapas regionais do campeonato: (metrópoles)
Em 2016, uma etapa do campeonato promovido pelo Novo Squash Brasil ocorreu entre 28 e 31 de julho em Curitiba. O deputado Fábio Faria aparece na lista de inscritos
Em 29 de julho, a página oficial do Novo Squash Brasil publicou foto de Fábio Faria (à direita), que aparece ao lado de outro competidor
O gabinete emitiu uma passagem de Congonhas para o Aeroporto Internacional de Curitiba, em 26 de julho de 2016
Dois dias depois, uma passagem com o destino contrário: de Curitiba para São Paulo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.