SANTOS CONVIDA TEMER PARA A CÚPULA DA ALIANÇA DO PACÍFICO

TEMER É CONVIDADO À REUNIÃO DE BLOCO ECONÔMICO NO MÉXICO
O CONVITE FOI ANTECIPADO POR SANTOS A ALOYSIO NUNES DURANTE SEMINÁRIO SOBRE INVESTIMENTOS NA COLÔMBIA.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que inicia nesta terça-feira (20) sua visita oficial a Brasília, anunciou há pouco que o presidente Michel temer será convidado a participar da próxima reunião de cúpula da Aliança do Pacífico, bloco econômico formado pelo México, Chile, Peru e a Colômbia. A reunião será no México.
O anúncio de Santos foi feito esta manhã,durante o Forum Empresarial sobre oportunidades de investimentos e negócios na Colômbia, com a participação do ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores). 
Criada em junho de 2012, a Aliança do Pacífico é o segundo maior bloco econômico da América Latina em exportações, ficando atrás apenas do Mercosul. Em 2016, Costa Rica e Panamá se candidataram a integrar o grupo de países. O Brasil não está listado nem mesmo entre os países observadores do bloco, de vários continentes.
Objetivos
O bloco econômico Aliança do Pacífico se formou em torno de princípios como a liberdade comercial entre os países-membros. Atualmente, cerca de 90% dos produtos são comercializados com tarifa zero entre os países-membros. A Aliança do Pacífico pretende, até este ano, atingir 100% dos produtos com tarifa zero.
O bloco atua na promoção da integração econômica entre os países-membros e o estabelecimento de tratados de livre-comércio com outros blocos econômicos e países.
Além da livre circulação de mercadorias, o bloco tem o objetivo, a médio e curto prazo, a livre circulação de serviços, capitais e pessoas. (DP)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.