UPA atende mil pacientes em primeira semana de funcionamento

Inaugurada há uma semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) localizada no bairro Monte Cristo já atendeu cerca de mil pacientes e mudou a realidade dos moradores da Zona Norte de Itabuna, região que compreende os bairros Santa Inês, Bairro de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, dentre outros. Realizando cerca de 200 atendimentos por dia, a UPA 24 horas vem cumprindo o papel de auxiliar a suprir a demanda nos atendimentos emergenciais do município.
Funcionando com a eficiência de um hospital, a UPA 24 horas tem acolhido a maioria dos pacientes triados sem a necessidade de encaminhamento para a rede hospitalar. Segundo a enfermeira coordenadora da Unidade, Ana Lais, os procedimentos seguem a referência do Protocolo de Manchester, que é um processo de classificação de pacientes, através do uso de cores, o que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em maior eficácia no atendimento.
Realizando atendimentos para casos de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, dentre outros, a UPA 24 horas se configura num importante equipamento para o acesso à saúde pública em Itabuna. Além do acolhimento voltado ao bem-estar dos pacientes, a Unidade possui ainda ligação direta com o SAMU.
Fotos: Waldyr Gomes
 (ASCOM/PMI)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.