Falha no sistema provoca atraso em metade dos voos europeus

O espaço aéreo europeu está reduzido em até 10% como medida de contingência; autoridades esperam regularizar a situação até o fim do dia
Aeroporto (Robert Couse-Baker/Flickr)
Uma falha técnica em um dos sistemas de controle da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, Eurocontrole, provocou transtornos no tráfego aéreo e metade dos voos na Europa pode sofrer atrasos nesta terça-feira, informou a agência.
A organização indicou que detectou um problema em seu sistema de Gestão do Fluxo Tático Reforçado (ETFMS, na sigla em inglês), utilizado para regular o fluxo de voos na Europa, o que levou à redução da capacidade do espaço aéreo em até 10% como medida de contingência. “O problema com o ETFMS foi identificado e estamos trabalhando para voltar a operar normalmente”, comunicou a organização em sua conta no Twitter.
A Eurocontrole explicou ainda que os planos de voo apresentados antes das 10h26 GMT (7h26 de Brasília) desta terça-feira tinham sido negados devido ao incidente e anunciou que o plano de medidas extraordinárias será mantido durante “as próximas horas” até que se tenha “certeza de que o sistema está funcionando corretamente”.
“Esperamos que as operações normais sejam retomadas no final desta tarde”, acrescentou. Cerca de 15.000 voos, de um total de 29.500, devem ser afetados até o fim do dia.
A Eurocontrole afirmou que o problema técnico não gerou nenhum tipo de risco na segurança dos voos. (veja)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.