MENSAGEM DO DIA - “VAI, A TUA FÉ TE CUROU!”

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, nem sempre olhamos à nossa volta por estarmos focados nas nossas metas, metas, que não inclui a nossa preocupação com o outro.
Indiferente aos ensinamentos de Jesus, nós só pensamos em nós mesmos, não vemos os nossos muitos irmãos, esquecidos às margens do caminho. 
Precisamos rever, enquanto há tempo, esta nossa postura de impassibilidade diante o irmão que sofre, aqueles que dependem de nossas mãos para se reerguerem.
Nós, que dizemos seguidores de Jesus, precisamos assumir o nosso compromisso cristão, afinal, se somos irmãos em Cristo, somos corresponsáveis pela vida do outro! É amando concretamente o nosso irmão, que daremos testemunho da nossa adesão à Jesus! 
O evangelho nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto caminhava para Jerusalém, Jesus, ao passar pela cidade de Jericó, sente ressoar nos seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que partia de um cego, de um cego, cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual.
Sentado à beira do caminho, o cego, chamado Bartimeu, percebe o que muitos de nós, ainda hoje, não percebemos: a passagem de Jesus pela nossa vida!
A fé do cego de Jericó, ainda que imperfeita, era muito mais luminosa do que o campo visual daqueles, e de muitos de nós que enxergamos fisicamente!
Bartimeu, mesmo sem enxergar fisicamente, sente a presença transformadora do poder de Jesus, um poder que liberta os excluídos, os que são abandonados por uma sociedade que tenta abafar o seu grito, o seu pedido de socorro empurrando-os ainda mais para às margens. 
O grito de Bartimeu, incomodou aqueles que queriam reter Jesus só para si, estes, não queriam que Jesus socorresse aquele homem, visto por eles, como um impuro, um ninguém! Mas quanto mais eles tentavam abafar o seu grito, mais alto o cego gritava! : “Filho de Davi tende piedade de mim”! Este grito de fé chegou o coração de Jesus!
Tomado de compaixão, Jesus disse aos que o cercava: “Chamai-o”! As mesmas pessoas, que tentaram abafar o grito do cego, agora, mediante a uma ordem de Jesus, o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você".
Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que possuía, um manto e vai ao encontro de Jesus. Dirigindo-lhe a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu te faça”?” - “ Mestre, que eu veja”! A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante aquele que era cego, passou a enxergar, curado, ele faz do caminho de Jesus o seu caminho, tornando assim, um dos seus seguidores, um verdadeiro modelo para todos nós que queremos seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém!
A princípio, pode nos parecer estranho Jesus ter perguntado ao cego: ”O que queres que eu te faça ”? Ora, certamente, Jesus já sabia o que ele queria, mas Ele desejou ouvir isso, dos seus próprios lábios! Podemos dizer, que com esta atitude, Jesus, tenha nos ensinado a rezar, pois a oração, é um caminho para chegarmos a Ele, é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus, e um pedido, é sempre uma oração: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Jesus ao atender o pedido do cego de Jericó, cura-o por inteiro, coloca-o de pé, inserindo-o na sociedade. E Bartimeu, curado, sente ampliar também, a sua visão espiritual, ele não fora embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou mais sentado à beira do caminho e sim, à caminho!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar Nele, a cura dos seus males, mas nem todos eram curados, muitos, ainda não tinham uma fé consistente, madura, que tocasse o coração de Jesus como a fé de Bartimeu: “Vai, a tua fé te curou”.
A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança aos que sofrem! E mesmo em meio ao barulho ensurdecedor deste mundo, Jesus, diferente desta sociedade, escuta o grito dos excluídos e nos convoca a sermos presença vivificadora Dele na vida destes irmãos!
UM BOM DOMINGO A TODOS!
FIQUEMOS NA PAZ DE JESUS!
(Com Olivia Coutinho)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.