Morre aos 96 anos o Nobel de Física Leon Lederman, autor de 'Partícula de Deus'

Físico experimental foi premiado em 1988 por seu trabalho com partículas subatômicas. Em 2015, ele leiloou a medalha do Nobel e usou dinheiro para pagar a casa em que morava com a mulher.
Por Associated Press/G1
O físico Leon M. Lederman, vencedor do prêmio Nobel de Física de 1988, em foto de novembro de 2014 — Foto: Reidar Hahn, Fermilab via AP
Leon Lederman, o físico experimental que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1988 por seu trabalho com partículas subatômicas e cunhou a frase "Partícula de Deus", morreu. Ele tinha 96 anos.
Ellen Carr Lederman, sua esposa durante 37 anos, disse que seu marido morreu na quarta-feira (3) em uma casa de repouso na cidade de Rexburg, em Idaho.
Lederman dirigiu o Fermi National Accelerator Laboratory perto de Chicago de 1978 a 1989. Ele é descrito como um gigante em seu campo que também tinha uma paixão por compartilhar ciência, resultando em seu livro, "The God Particle".
O título refere-se a uma partícula subatômica muito teorizada até que um poderoso colisor de partículas confirmou sua existência.
O casal comprou uma casa de férias em Driggs, Idaho, em 1991, com o prêmio Nobel de 1988 e se mudou para lá em tempo integral em 2011.
O Prêmio Nobel que ele ganhou foi vendido por US$ 765 mil em 2015.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.