Morre Gordon Banks, goleiro da ‘defesa do século’ contra Pelé

Inglês, que tinha 81 anos, foi campeão do mundo em 1966 e parou uma cabeçada do brasileiro na Copa de 1970, em um dos lances mais célebres do esporte
Gordon Banks e Pelé protagonizaram cena marcante na Copa de 1970 (Clive Mason/Getty Images)
O ex-goleiro inglês Gordon Banks, responsável pela chamada “defesa do século”, em cabeçada de Pelé na Copa de 1970, morreu na madrugada desta terça-feira, 12, na Inglaterra, aos 81 anos. Goleiro do único título inglês de Copa do Mundo, em 1966, Banks fez história jogando pelo Stoke City e Leicester City, ambos clubes ingleses.
O arqueiro, que também atuou por times dos Estados Unidos, Irlanda e África do Sul, lutava contra um câncer no rim e fazia sessões de quimioterapia. Deixa a mulher, Ursula, e seus três filhos, Julia, Robert e Wendy.
O ex-jogador recebeu visitas de ex-companheiros de Stoke City recentemente, enquanto tratava da doença. Em sua conta de Twitter, o clube fez o anúncio de sua morte na manhã desta terça-feira. “Da família de Gordon Banks. É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente nesta madrugada. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele.” 
Com informações de veja.com.

Gordon Banks, da Inglaterra, defendendo uma cabeçada de Pelé; o lance, na Copa do México-1970, ficou conhecido como “a defesa do século” (Lemyr Martins/VEJA)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.