Pacientes do CAPS-AD são orientados sobre benefícios do INSS

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) de Itabuna promoveu na manhã desta terça-feira (12) uma palestra sobre a concessão de benefícios do Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS), visando orientar os pacientes assistidos pela unidade de saúde quanto ao acesso, os direitos e o perfil previsto pela legislação para quem pleiteia Benefício Previdenciário (aposentaria e auxílio doença) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O CAPS=AD presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
De acordo com a assistente social do CAPS, Áurea Silva Oliveira, a inciativa de promover a rodada de conversa sobre o acesso aos benefícios concedido pelo governo federal através do INSS foi pensada por conta das constantes dúvidas que tem surgido entre os pacientes assistidos pelo Centro. “Aqui nós fazemos encaminhamentos destes pacientes para o INSS que, por sua vez, analisa caso a caso o perfil de cada pleiteante do benefício para identificar se atende o que preconiza a legislação”, disse Áurea.
Para falar a respeito dos benefícios previdenciário e assistencial do INSS, a direção do CAPS convidou o assistente social do órgão em Itabuna, Charles Trevisan, que falou dos principais entraves que limitam a concessão dos benefícios do INSS. Ele também pontuo sobre o perfil dos possíveis beneficiários. CAPS-AD funciona no bairro Banco Raso e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, além de técnicos e monitores que trabalham diariamente assistindo a população que precisa dos serviços direcionados à saúde mental. A unidade está ligada a Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.