Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nas casas de produtos naturais

O Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde de Itabuna está intensificando a fiscalização nas casas de produtos naturais, visando garantir a saúde da população que costuma consumir remédios fitoterápicos sem consultar a origem da fabricação. No momento, os fiscais da Visa trabalham na área central da cidade, onde já foram apreendidos mais de 300 produtos entre suplementos alimentares e fitoterápicos que estavam sendo vendidos em três casas comerciais na Rua Ruy Barbosa.
Os profissionais da Vigilância Sanitária constataram que os produtos não traziam nas embalagens o local da fabricação e nem o nome de um responsável técnico (farmacêutico), exigidos pela legislação atual. O diretor da Visa, Manoel Mattos, informou também que parte dos produtos apreendidos trazia o número do CNPJ cadastrado para outro tipo de atividade. A série de irregularidades incluía ainda, código de barra em branco e composição química como sulfato ferroso e ácido fosfórico. 
“Produtos naturais produzidos clandestinamente não possuem nenhuma comprovação de eficácia e segurança e ainda põem em risco a vida de quem consome”, alertou o diretor. Ele disse que infração dessa natureza além de se constituir num crime grave é uma grande irresponsabilidade de quem a comete.
“Esse tipo de comerciante que vende produtos considerados “milagrosos” não está pensando no bem estar da população e sim na vantagem financeira, usando a fragilidade e a inocência destas pessoas”. Manoel Matos pede à população que fique atenta quando for adquirir certos tipos de produtos e certificar-se do conteúdo, se consta na embalagem o nome de um farmacêutico responsável e se ao menos tem o endereço de onde foi fabricado.
O diretor disse que a população pode ajudar no trabalho de fiscalização, denunciado irregularidades não apenas nas casas de produtos naturais, mas também em qualquer outro estabelecimento comercial, de prestação de serviço. A denúncia à Vigilância Sanitária pode ser feita por meio do telefone 3617-9169 ou diretamente na sede da Visa, na avenida Manoel Chaves (Presidente Kenedy), 237, bairro São Caetano (após o Rubem Bar) .

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.